—
Hoje vamos falar sobre a diferença entre educação patrimonial e educação ambiental, você sabe diferenciar?
Ambos se destinam a proteger e estudar a natureza. Sua distinção surge quando a Educação Ambiental tem como alvo de preservação do meio ambiente e as relações naturais que ocorrem entre os seus componentes e habitantes. A Educação Patrimonial, por outro lado, visa preservar a memória e a apropriação cultural da população.
O Patrimônio Cultural Brasileiro não se limita a objetos históricos e artísticos, monumentos nacionais ou centros históricos que tenham sido dedicados e protegidos por órgãos e agentes governamentais.
Existem outras formas de expressão cultural que constituem o patrimônio vivo da sociedade brasileira: artesanatos, celebrações, formas de expressão, maneiras de pescar, caçar, plantar, cultivar e colher, modos de construir moradias, culinária, os modos de vestir e falar, os rituais, festas e danças populares, são aspectos que a vida e a cultura atuais de uma comunidade podem assumir.
Por isso a importância da presença de Educação Patrimonial nas cidades, para que se possa evidenciar a importância da preservação do patrimônio arqueológico existente na região, envolvendo os cidadãos no processo de conhecimento, apropriação e valorização da cultura.
A empresa Arqueoproject conta com uma equipe especializada para a administração de palestras e cursos acerca da Educação Patrimonial. Inclusive, em nossos projetos, é feito um momento antes do início de cada obra a conscientização do patrimônio arqueológico que poderá ser encontrado na obra pelos colaboradores presentes.
Educação Patrimonial para operários de obra em projeto da empresa Arqueoproject.
.
Eduarda Marques, Redação Arqueorede.