—
A energia eólica offshore é uma forma de energia limpa e renovável com grande potencial de geração de eletricidade. Esta, tem sido apontada como umas das principais soluções para a produção de hidrogênio verde. Atualmente no Brasil existem mais de 50 projetos de usinas eólicas offshore em andamento sob licenciamento ambiental no Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
Durante o Congresso Ambiental VIEX 2022 Daniela Giacobbo, sócia da DGG Energia, advogada e consultora jurídica, apresentou em entrevista sua visão sobre a atuação do mercado das eólicas offshore, como vem se apresentando atualmente no Brasil e quais as primeiras impressões acerca dessa matriz energética.
Segundo ela, “é uma fonte nova, que está sendo estudada a partir da experiência de outros países, pois aqui no Brasil ainda não temos nenhum projeto instalado, mas o Rio Grande do Sul está na dianteira, por um maior número de projetos que apresentados para análise de viabilidade ao IBAMA”
Com base em regulamentações internacionais e existentes, o primeiro passo para que se confira maior segurança jurídica para a instalação de eólicas offshore no Brasil é uma regulamentação ambiental baseada na Resolução Conama 462/2014 estabelece critérios objetivos para a definição de estudos de impactos ambientais cabíveis em cada situação e que proponha o conteúdo dos termos de referência para esses estudos.
As vantagens da energia eólica offshore devem ser parametrizadas em todos os aspectos, no que diz a respeito aos custos de investimentos como a fundação e operação.
“Faço parte do Sindienergia – RS (Sindicato da Indústria de Energias Renováveis do Rio Grande do Sul) e identificamos um potencial de 40 gigawatts (GW) em lagoas que estão localizadas muito próximas do mar. Essas lagoas possuem características próprias e não haveria tanto problema em relação as aves por conta da localização, por exemplo”, complementou Daniela.
.
Eduarda Marques, Redação Arqueorede.
- Para conferir a entrevista na íntegra, acesse: https://youtu.be/FQ4_LtomiHA