—
O Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho) foi recomendado pela Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente, realizada em 1972, em Estocolmo, na Suécia. Mas instituída oficialmente no Brasil, em 1981, pelo Decreto Nº 86.028.
Nesse evento também nasceu o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA). Sendo a principal autoridade global focada em pautas ambientais. Tendo como função a determinação da agenda sustentável bem como a promoção e implementação coerente do desenvolvimento verde no mundo.
A data tem como finalidade promover a participação da comunidade nacional na preservação do patrimônio natural do país. A comemoração é realizada anualmente, na primeira semana do mês de junho e ficou conhecido como a SEMANA DO MEIO AMBIENTE.
Com o intuito de completar e expandir os debates trazidos pelo Dia Mundial do Meio Ambiente cada estado do Brasil celebra a data através de diversas atividades de educação ambiental, como: palestras, distribuição e plantios de mudas, passeios ciclísticos, blitzes ecológicas, rodas de conversa, oficinas educativas, apresentações artístico-culturais, trilhas ecológicas, recuperação de mata ciliar, distribuição de material educativo, dentre outras.
Este ano, o país que sediará as comemorações do Dia do Meio Ambiente será Costa do Marfim, em parceria com os Países Baixos, cujo tema será #CombataAPoluiçãoPlástica.
No evento estarão presentes, a Ministra do Meio Ambiente e Mudanças Climáticas, Marina Silva, a Ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos e o Ministro do Superior Tribunal de Justiça, Herman Benjamin. O foco das discussões estará em soluções para a diminuição da poluição plástica em níveis globais, a oportunidade para salientar a importância da reciclagem e reuso buscando comprometimento dos governos.
.
Eduarda Marques, Redação Arqueorede.