—
O Sistema de Informação Geográfica (SIG ou Geographic Information System – GIS) é projetado para capturar, armazenar, criar, manipular, analisar, integrar, mapear e apresentar todos os tipos de dados relacionados às posições na superfície terrestre, ou seja, dados geográficos.
Quando combinado com softwares, ferramentas geoespaciais e métodos de coleta de dados, é possível realizar análises espaciais, gerenciar grandes bases de dados e exibir informações em mapas e dashboards. Se trata de um sistema que ajuda os usuários a entender padrões, relacionamentos e contexto geográfico
Para que usar serviços de Geoprocessamento?
Essa tecnologia traz benefícios para praticamente em qualquer indústria e em empresas de qualquer tamanho. Em parte, porque as ferramentas estão cada vez mais disponíveis no mercado, mas também porque o GIS está ajudando a construir o futuro trazendo respostas às empresas sobre diferentes aspectos, como:
- Hábitos de consumo;
- Preservação ou exploração ambiental;
- Reduzindo custos;
- Informações geográficas de qualidade;
- Melhora a comunicação;
- Dados sobre padrões de comportamento;
- Predição de desenvolvimento;
- Planejamento urbano;
- Monitoramento e planejamento de áreas e de equipes;
- Tendências e muito mais.
Qual o papel da tecnologia nas ferramentas GIS?
Em entrevista para a Arqueorede, Marcos Vilela, geógrafo, mestre em Engenharia Civil e especialista em Geoprocessamento com 13 anos de atuação no mercado de tecnologia da informação, falou mais sobre os benefícios do GIS e sua aplicabilidade em monitoramentos reais.
.
Eduarda Marques, Redação Arqueorede.
- Assista na íntegra em nosso canal: Marcos Vilela fala sobre tecnologia nas ferramentas GIS